terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Rodrigo Kaster (comentário enviado em 29/11/2010)

O livro "A Hora da Estrela" narra a história de Macabéa, uma garota de 19 anos que perdeu os pais ainda jovem e aos 12 se mudou do nordeste para o Rio de Janeiro, assim morando com sua tia. Esta tia, por sua vez, maltratava muito a protagonista, porém Macabéa, por ter uma auto-estima muito baixa, concordava com as humilhações e ainda pedia desculpa, mesmo não tendo feito nada. Macabéa era uma mulher como todas as outras, mesmo não tendo uma aparência nada agradável, o seu sonho era ser um símbolo sexual para os homens, causar tesão. Tanto é que sua principal ídola era Marilyn Monroe, sua inspiração, na verdade. Existe até uma ironia na morte de Macabéa que só teve a sua "hora da estrela", ou seja, só teve um momento de destaque na hora de sua morte, quando foi atropelada e vários curiosos pararam para vê-la.
Tenho que chamar atenção para este livro sobre o uso da metalinguagem, que é a linguagem falando da linguagem. Seria justamente o autor justificando os métodos utilizados para a narrativa criada por ele.
Outra coisa a ser chamada a atenção é para o autor ficcional, Rodrigo S. M., criado por Clarice (autora verdadeira) para narrar a história como se fosse ele que tivesse escrito. As vezes no meio do texto eles se confundem por conta do laço muito forte de união que vai se criando, ao longo do livro, entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário